Dificuldade para obter os MELHORES resultados de marketing digital na sua empresa? Temos 8 dicas infalíveis!

Artigos

Se você chegou neste artigo, é porque provavelmente está procurando maneiras de melhorar os resultados de marketing digital da sua empresa.

Você já sabe que o marketing digital é uma ferramenta poderosa que pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de negócios, mas talvez esteja se sentindo perdido ou sem saber por onde começar.

Pois bem, confira essas dicas elaboradas pela nossa equipe sobre como você pode conquistar melhores resultados. Considere os itens deste artigo como pilares essenciais para que suas estratégias sejam eficientes e relevantes. Boa leitura!

  1. Entenda seu público-alvo

Conheça quem são as pessoas que você quer atingir com as suas campanhas. Quem são as pessoas que você quer atingir com as suas campanhas? O que elas desejam? O que elas precisam (seja fisicamente, seja sensorialmente)? Onde elas estão?

Quanto mais você souber sobre o seu público-alvo, melhor será o seu conteúdo e a exclusividade das suas mensagens. Algumas agências de conteúdo butique, tendem a se aprofundar ainda mais nesta pesquisa, realizando entrevistas periódicas, conversando com diversas “personas reais” daquela marca. Portanto, reserve um bom tempo para estudar o seu público-alvo. O seu resultado passa diretamente pelo conhecimento que você tem dele.

  1. Defina objetivos claros e mensuráveis

O que você mais quer alcançar com o marketing digital? Aumentar as vendas? Gerar leads legais? Construir conexões interessantes e engajamento sólido? Melhorar a visibilidade da sua marca? 

E siga com questionamentos mais específicos. Quanto você quer aumentar nas vendas? Quantos leads você precisa/quer gerar? Qual será o impacto na visibilidade da sua marca?

IMPORTANTE: Definir objetivos claros e mensuráveis é fundamental para o gerar resultados no marketing digital. É o que vai te ajudar a acompanhar o progresso e garantir que você está trilhando o caminho certo.

Então, se você quer obter os melhores resultados de marketing digital, desenhe/estabeleça sua trajetória (objetivos) e permaneça sempre avaliando esse mapa (as métricas do percurso).

  1. Invista em conteúdo de qualidade

O conteúdo é o coração do marketing digital. Portanto, crie conteúdo relevante e envolvente que atraia e engaje seu público-alvo. É através do conteúdo que você vai se comunicar com o seu público-alvo, gerar leads e, consequentemente, elevar as vendas. Se esforce para ser diferenciado no que você entrega, busque sempre ser singular.

ATENÇÃO: conteúdo de qualidade não é apenas conteúdo bonito ou bem escrito. Conteúdo de qualidade é conteúdo relevante e envolvente. É conteúdo que responde às necessidades e interesses do seu público-alvo. É aquele conteúdo que faz as pessoas pararem para ler, assistir ou ouvir porque aquilo é realmente importante para elas. Esse conteúdo valioso resultará em leads mais engajados, ou seja, potenciais clientes promotores da sua marca.

  1. Promova seu conteúdo de forma plural

Leve seu conteúdo para onde seu público-alvo está. Afinal de contas, criar conteúdo de qualidade é só o começo de uma jornada. Imediatamente, promova o seu conteúdo de alguma forma, levando ele ao encontro do seu público-alvo.

Seja via mídias sociais, e-mails para sua lista de contatos, publicações em sites e blogs relevantes, interações em comunidades e fóruns – as formas de interação e de alcance são diversas. Cada qual tem uma função estratégica. Por isso, foque em multiplataforma. É preciso que você tenha o conhecimento e as informações sobre diversos canais, para realizar os disparos/impulsionamentos mais eficientes e produtivos.

  1. Humanize sua Marca

Uma das tendências mais importantes do marketing digital nos últimos anos é a humanização das marcas. Afinal de contas, as empresas precisam construir relacionamentos genuínos, para além das transações comerciais. É isso que gera resultados escaláveis a longo prazo. 

DUAS DICAS RELEVANTES: Concentre-se na experiência do cliente e compreenda o contexto cultural. As pessoas querem se sentir valorizadas e respeitadas pelas marcas com as quais interagem. Para humanizar sua marca, você precisa entregar mais do que um produto, mas uma série de significados, sensações e ideias que reforcem essa relação entre uma empresa e seus clientes.

  1. Busque Parcerias Estratégicas

As parcerias estratégicas podem ser uma ótima maneira de potencializar resultados e expandir o alcance no mercado, especialmente para empresas de pequeno e médio porte. Por exemplo, ao colaborar com influenciadores locais ou outras empresas da região, sua empresa pode aproveitar a audiência e o alcance de seus parceiros para alcançar novos clientes e gerar leads.

  1. Analise seus resultados

A análise de resultados é uma das etapas mais importantes do marketing digital. Acompanhe o desempenho das suas campanhas para identificar o que está funcionando e o que não está. 

Sem análise, é impossível saber se você está trilhando o melhor caminho. Caso contrário, suas ações podem ser guiadas por decisões erradas, custando tempo e dinheiro ao seu negócio. Portanto, é obrigatório que sua empresa fique de olho nas métricas de maneira permanente e estratégica. 

  1. Contrate uma agência de marketing digital

Se você não tem tempo ou recursos para implementar uma estratégia de marketing digital completa com suas equipes atuais, contratar uma agência de marketing digital é a melhor opção.

As agências de marketing digital, especialmente aquelas que entregam atendimento e conteúdo num nível dedicado e diferenciado (agências de conteúdo butique), são empresas especialistas em ajudar outros negócios a prosperarem no complexo e potente universo do marketing. 

Trata-se de um investimento onde você vai garantir que está contando com profissionais, com a habilidade, experiência e os recursos necessários para criar e executar campanhas relevantes e produtivas.

Considerações Finais

Com conhecimento, planejamento e esforço de uma equipe capacitada, você pode usar um plano de marketing digital para gerar melhores resultados no seu negócios e fazer sua empresa crescer.

Além das dicas mencionadas neste artigo, aqui vão mais algumas orientações complementares que podem ajudar você a melhorar os resultados de marketing digital da sua empresa:

  • Use o marketing de conteúdo para educar e informar seu público-alvo.
  • Utilize as mídias sociais para se conectar com seu público-alvo e construir relacionamentos.
  • Construa um e-mail marketing potente com fluxos bem organizados, para manter seu público-alvo atualizado sobre sua empresa, conteúdos e ofertas.
  • Use os mecanismos de busca (boas práticas em SEO) para garantir que sua empresa seja encontrada por pessoas que procuram por seus produtos ou serviços.
  • Considere interagir com parcerias ou patrocínios para associar sua marca a iniciativas, eventos e causas populares.
  • Use o marketing de influência para trabalhar com pessoas influentes no contexto da sua marca para promovê-la com maior precisão e assertividade.

As frentes de trabalho são muitas. É por isso que as empresas que mais investem tempo e recursos em marketing digital estão melhor posicionadas nos diversos espaços do mundo digital, mais e melhor conectadas com seus públicos.

Se você quer que sua empresa se destaque da concorrência com uma forma singular de se comunicar e entregar conteúdos relevantes que se transformam em ofertas irrecusáveis, é importante investir em abordagens como Inbound Marketing, um dos principais escopos do marketing digital.

Quer aprender ainda mais sobre marketing digital? Não deixe de visitar o blog da Dinâmica Conteúdo Inteligente. Estamos sempre compartilhando dicas e informações relevantes sobre essa que é a nossa principal área de atuação.

Categorias: Artigos , Marketing Digital

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber as novidades!

    Não usaremos seus dados para fazer SPAM