Copywriting: a escrita persuasiva

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Copywriting

Quem está inserido ou tem contato com a área da comunicação já deve ter ouvido o termo copywriting. Mas a verdade é que todos que acessam as redes sociais e o e-mail já tiveram contato com esse tipo de redação. Por essa enorme abrangência, aperfeiçoar essa habilidade como um comunicador pode trazer grandes benefícios para sua estratégia de linguagem, cativando assim seu leitor e influenciando na tomada de decisão do mesmo.

O que é copywriting? 

A definição de copywriting é fácil de ser compreendida quando pensamos na persuasão que esses textos carregam. Ao escrever esse conteúdo você deve pensar: o que quero provocar no meu leitor? Isso irá fazer com que ele realize o que desejo? Percebe-se que copywriting tem uma relação estreita com a área de marketing e publicidade, afinal, o objetivo final desses textos é converter o leitor a um possível usuário, comprador, etc. 

Onde encontro copywriting? 

É possível encontrá-lo em diversas plataformas de comunicação, digitais e não digitais, cujo objetivo é atrair o leitor e convencê-lo a seguir as instruções dadas, como também manter o relacionamento com ele. Isso é visto, por exemplo, em: posts de Instagram, newsletters, anúncios, artigos para blogs, landing pages, entre outros. 

Copywriting, uma cópia?

Você deve estar pensando que por estar muito presente na internet o copywriting é algo recente. Muito pelo contrário! Ele surgiu em meados de 1830. Segundo o jornalista, Ciro Marcondes Filho, o período em que a publicidade começa a adentrar os jornais e a economia da imprensa a se consolidar corresponde a 1830 a 1900, a segunda fase do jornalismo. Não por acaso, é nessa época que o termo copywriting surge. Copy, apesar de significar cópia, se refere às matérias originais que eram veiculados na imprensa, como define o criador da palavra, o dicionarista Noah Webster, em 1828.

O copywriter era aquele que se dedicava à escrita persuasiva. Ele tinha a função de não somente escrever os textos de anúncios, mas também de copiar a mão o original de sua autoria para a distribuição. Por isso a utilização do termo “copy”, pois era a reprodução de algo original. 

A relação do copywriting com o CTA

A abreviação CTA corresponde ao termo “Call to action”, em português: “chamada para ação”.  Ele é um dos principais componentes do copywriting, é o momento específico do texto em que chamo o leitor a fazer algo. Em legendas Instagram, por exemplo, vemos “acesse o link da bio”, ou em newsletters: “leia aqui”… Quem nunca se deparou com o famoso “clique aqui”, não é mesmo? 

Copywriting e Inbound Marketing

O Inboud Marketing é formado por um conjunto de aspectos e estratégias que tem como principal foco cativar o cliente, para que o mesmo usufrua da sua oferta de forma mais orgânica, invertendo a lógica tradicional de que a empresa aborda diretamente seu possível consumidor.

Tendo isso em mente, o Inbound Marketing criará bons e ricos conteúdos voltados ao público que se pretende atingir. Esse direcionamento visa educar tal público sobre seu produto e apresentar sua solução como a resposta que ele precisa neste momento, criando relacionamentos e gerando consumidores. 

Para isso, o processo visa preparar seus leitores para se tornarem clientes, essa preparação consiste em: atrair, converter, relacionar até chegar no último estágio a venda. A ideia aqui é criar uma experiência, uma imersão que vai acontecendo gradualmente, como entrar em uma piscina gelada: primeiro molhamos dedinho e vamos parte a parte mergulhando nela para não termos um choque com a diferença de temperatura e saímos rapidamente da piscina.  

Mas, onde o copywriting encaixa-se nesse funil? O conteúdo feito pensando na persona de seu negócio irá atrair aqueles que por si só já possuem interesse no assunto por conta do valor de conteúdo ali encontrado. O copywriting vai se aliar como uma poderosa ferramenta de conversão porque vai incitá-lo a assinar uma newsletter, a baixar um E-book, a inscrever-se para um curso e transformar seu visitante em lead, por exemplo. 

Nota-se que a finalidade do copywriting não necessariamente é a venda, e sim fazer com que o leitor realize algo e entre em contato com seu material, guiando-o conforme as etapas descritas. 

Como aperfeiçoar suas habilidades de copywriter? 

Agora que você já sabe o que é copywriting, onde encontrá-lo e qual sua finalidade, basta saber como aperfeiçoar suas habilidades de copywriter. 

Para quem você está escrevendo?

Pare e pense: quem quero atingir com meu texto? Para responder essa pergunta busque a persona previamente estabelecida e o seu público alvo. Com isso, imagine-a na sua frente, em uma conversa, assim estabeleça a linguagem que irá utilizar, as histórias que irá contar, o título que irá chamar atenção desse personagem. Quanto mais personalizado e direcionado for seu texto, melhor ele irá dialogar com o que se planeja atingir. 

Crie uma conexão com seu público

Para que seu texto esteja bem direcionado, não escreva impessoalmente, procure falar diretamente com a pessoa, utilizando o pronome você, por exemplo. Além disso, lembre: você deve encantar o leitor e convencê-lo que o material que está oferecendo é de grande relevância para ele. Por isso, faça pesquisas sobre temas, dados, dicas, produtos que podem despertar esse sentimento no leitor. 

Aposte em bons CTAs

Além de encantar a persona, você deve fazer com ela siga algumas instruções. Pense no CTA que irá utilizar para que o mesmo seja coerente com o que você está oferecendo. Não se esqueça: utilize a voz ativa! 

Outra ótima ideia é ficar de olho em ferramentas de SEO. Seu conteúdo irá chegar em mais usuários se ela estiver em uma boa colocação nos sistemas de busca.  Pense nas palavras-chave do seu texto e procure as colocar na introdução e título, assim como backlinks, é preferível colocá-los no início da escrita. 

É interessante também procurar palavras “proibidas” que prejudicam o ranqueamento de seu texto e no e-mail facilitam com que ele vá para a caixa de spam.

Pesquise, leia e pratique!

Nada melhor que adquirir conhecimento e colocá-lo em prática. Procure livros, vídeos, plataformas, cursos e exemplos que possam lhe ajudar a aprimorar suas habilidades como copywriter. Você pode procurar inspiração nas próprias redes sociais, como Instagram. Analisar as newsletters que recebe por e-mail, ler blogs, entre outras plataformas, por exemplo, também que podem ser utilizadas. Mas, as ideias podem vir do nada, inclusive vendo um filme ou em um passeio. Então a dica é: expanda seus horizontes e anote suas ideias, ter um arquivo delas pode te beneficiar na hora de escrever. 

Deixo aqui ideias de contas no Instagram para dar uma olhadinha:

@copydebolso

@historiasdemarcelo

@agenciadebolso

@clubdocopy

@robertasvl

Outras dicas: 

  • Sempre revise a escrita. Você também pode apostar em ferramentas de correção online. 
  • Se possível, afaste-se um pouco do texto e o retome depois, ao dar um respiro para mente, a percepção sobre detalhes que precisam de ajuste fica aguçada, bem como, novas ideias podem surgir.
  • Peça a outros para lerem seu texto, as contribuições podem ser muito úteis. 

O copywriting, como qualquer outra escrita, precisa de prática e pode ser desenvolvida. Se engana quem acha que aqueles têm a habilidade de convencimento já nasce sabendo, afinal ele vai muito além do “clique aqui”. 

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