Como criar gatilhos mentais para e-mail marketing?

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O e-mail marketing é uma estratégia que tem cativado cada vez mais as empresas e negócios. Afinal, todos que desejam criar uma conta em uma rede social ou fazer parte, minimamente, de qualquer comunidade na internet precisam criar um endereço de e-mail.

Assim, o marketing digital entendeu que a abordagem através do e-mail pode ser uma boa estratégia para atingir até quem não é adepto das redes sociais e de outros canais tão utilizados no dia a dia.

Desta forma, quando utilizado da maneira adequada, o e-mail marketing pode ser um aliado da sua empresa, uma vez que ele é muito eficiente para manter relacionamentos com seus clientes ou interessados no seu nicho.

Uma das armas do e-mail marketing são os gatilhos mentais, que, quando usados da maneira correta podem ajudar (e muito) na prospecção de novos clientes! Confira nosso conteúdo especial sobre os gatilhos mentais no e-mail marketing.

O que são gatilhos mentais?

Para entender melhor este recurso do marketing digital, é necessário compreender que a psicologia está muito presente e é importante para conquistar novos clientes.

Os gatilhos mentais no e-mail marketing são, basicamente, palavras, imagens ou recursos para produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos favoráveis, como alegria, calma, entusiasmo, motivação e pensamentos positivos sobre determinado assunto. A reação aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano quando recebe estímulos externos. Desta forma, os gatilhos mentais, quando usados da forma correta, podem proporcionar sentimentos e emoções que induzam o pensamento de seu lead.

Quando um gatilho é ativado, ele pode instigar uma memória na pessoa e transportá-la de volta ao passado, para experiências positivas. Os gatilhos podem ajudar o lead a reviver algum sentimento de uma época passada. Portanto, é importante usar imagens, referências e palavras que possam gerar um efeito positivo no seu conteúdo.

Como usar os gatilhos mentais no marketing?

Para ter sucesso com os gatilhos mentais no e-mail marketing, é importante entender e dominar a arte da persuasão. Engajar e motivar as pessoas a se interessarem pela sua empresa requer o uso correto desta arma tão importante.

Lembre-se que quando se fala em vendas, não falamos em consumidores que compram por necessidade real, mas sim por uma necessidade que foi construída por meio de estratégias corretas. Ou seja, a partir do uso de gatilhos mentais, as empresas conseguem elaborar promoções, campanhas e ações com o objetivo de incentivar o público a comprar.

O objetivo deve ser sempre convidar e atrair o público a conhecer e engajar seu site ou produto.

Como funcionam os gatilhos nos e-mails marketing?

O marketing estuda o comportamento do consumidor e, portanto, as empresas também precisam entender o que leva uma pessoa a comprar um produto ou serviço e, principalmente, como ocorre o processo de decisão. Desta forma, será possível criar uma abordagem mais efetiva na jornada de compra deste lead.

Para entender o funcionamento dos gatilhos mentais no e-mail marketing, é necessário entender um pouco sobre o neuromarketing, que investiga os gostos e preferências do consumidor e também o que se passa no seu inconsciente, com o objetivo de criar estratégias mais funcionais.

O e-mail marketing pode e deve nutrir um relacionamento com o consumidor, fazendo com que ele se sinta especial e exclusivo. Quem nunca se sentiu inclinado a finalizar uma compra depois de receber um cupom de desconto por e-mail ou frete grátis? Essas são estratégias simples, mas que ajudam muito a converter clientes e fidelizar seu público.

Quando você proporciona sentimentos e experiências positivas ao cliente, você tem grandes chances de que ele volte a consumir seu produto ou serviço. Assim, você ainda conseguirá otimizar suas estratégias e aproximar o público de sua marca.

Confira exemplos de gatilhos mentais para sua estratégia

Gatilho da reciprocidade

Você conhece a frase “gentileza gera gentileza”? No marketing digital, essa pode ser uma boa estratégia para fidelizar clientes. Afinal, se você oferecer um pequeno agrado ao cliente sem pedir nada em troca, ele se sentirá especial e querido.

Pense em oferecer um brinde ao seu cliente quando ele realizar uma compra em seu site, por exemplo.

Gatilho da autoridade

Ouvir uma pessoa especializada falar sobre algum assunto confere autoridade, certo? E quando essa pessoa especializada indica um produto? Muito provavelmente você confia na opinião dela e compra o produto ou serviço indicado, não é? Afinal, ela estuda e trabalha na área em questão e entende sobre o assunto.

Este é o gatilho da autoridade no marketing e, para utilizá-lo, é simples! Um especialista na sua área eliminará qualquer dúvida que o público tenha sobre seu produto ou serviço. E, caso você tenha um cliente famoso ou influente, a publicação deste tipo de case também pode ser ótima para a sua imagem.

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