Ux Writing: como produzir conteúdo pensando na experiência do usuário

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A importância da experiência do usuário está cada vez mais em alta. Na produção de conteúdo, o termo Ux Writing se popularizou por se mostrar um dos aspectos mais importantes na hora de conquistar, converter e manter clientes no seu negócio.

Ux Writing é diferente da produção de conteúdo normal. Apesar de ser cada vez mais recorrente no meio do marketing digital e da comunicação, nem todos os profissionais sabem o que é e como aplicar. Dessa forma, neste artigo vamos te explicar de onde surgiu este conceito, a sua importância e como utilizar essa ferramenta tão importante.

O que é Ux Writing?

            O termo foi criado por Don Norman, referência em design e cientista cognitivo, ainda em 1990. Na época, Norman era vice-presidente do Advanced Technology Group da Apple e utilizou o termo para simplificar o entendimento sobre seu trabalho. Segundo ele, palavras como “interface” e “usabilidade” dificultavam e limitavam a compreensão. Assim, “Ux é a forma que você experiencia o mundo, sua vida, um serviço ou um aplicativo, o sistema como um todo”.

            É claro que, com o passar dos anos, o termo deixou de ser apenas utilizado para se referir a sites e aplicativos. Neste sentido, o Ux Writing aparece com uma função importante de entender e se comunicar com o usuário, a fim de guiá-lo de uma forma simples e intuitiva. Exemplos práticos podem ser texto e interface que dialoguem, com o objetivo de tornar a experiência do usuário mais agradável e facilitar sua tomada de decisões dentro do site. O Ux Writing busca a melhor composição entre a arte e a informação, de acordo com os objetivos do seu negócio.

Por que pensar na experiência do usuário na hora de produzir um texto?

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            Que a redação de qualidade é um aspecto muito importante você já sabe, afinal, ela é necessária para desenvolver qualquer estratégia de marketing. A redação está presente nos roteiros de vídeos, na produção de posts em blogs e apresentação de landing pages, por exemplo. E, por este motivo, devemos entender quais são as diferenças entre o Ux Writing e os outros modelos de redação.

            No Ux Writing o foco é facilitar a leitura o máximo possível, economizar caracteres e utilizar o espaço da melhor forma. Um exemplo é que os números devem ser escritos com o numeral e não por extenso, como é feito em textos jornalísticos. Ao invés de escrever “nove”, você deve utilizar 9.

            O Ux Writing também pode facilitar a conversão de leads, porque busca tornar o conteúdo atrativo ao leitor. Apesar de não ser o objetivo principal deste modelo de redação, isso pode ocorrer porque o público entende melhor os conteúdos do seu site com textos mais objetivos e com desenvolvimento guiado pelo produto e não apenas pelas vendas.

Como aplicar o Ux Writing?

            Para aplicar o Ux Writing no seu negócio, algumas etapas são fundamentais para garantir a qualidade do conteúdo. Por exemplo, lembre sempre de prezar pela clareza na comunicação. Isso quer dizer que é importante deixar de lado termos muito rebuscados e frases que possam dificultar o fluxo de leitura. Lembre-se sempre de que a escrita deve ser focada na experiência do usuário. Portanto, é indicado estabelecer uma ordem de prioridade do seu conteúdo. Apresente as informações logo, sem enrolar o usuário, proporcionando a ele uma experiência eficiente.

            Também é importante que você entenda o caminho que seu cliente vai trilhar dentro do site. Esse tipo de monitoramento pode ajudar no desenvolvimento de estratégias e também pode identificar o que precisa ser alterado. Ter dados sobre a navegação no seu site pode te ajudar a descobrir onde melhorar.

            Além disso, lembre-se que é importante deixar claro o tom de voz da empresa na redação. Informe o redator ou crie um guia de redação com o tipo de linguagem que o profissional deve seguir. Isso vai garantir que o conteúdo seja sempre consistente. Lembre-se que no Ux Writing, o redator e o designer, além do programador, devem trabalhar juntos e buscar o conteúdo que mais se encaixe para a plataforma em que sua empresa trabalha.

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Categorias: Email Marketing , Marketing de Conteúdo

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