WhatsApp Marketing: como otimizar a sua estratégia de Inbound Marketing com o app?

Marketing Digital
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Aprenda neste artigo o que é WhatsApp Marketing e como ele pode integrar as estratégias de Inbound, construindo relacionamento efetivo com os clientes e impulsionando a sua marca

Marketing é uma estratégia para vender produtos e serviços. Inbound Marketing é uma estratégia onde o cliente procura pela marca. E WhatsApp é… Você deve saber! Afinal, é um dos aplicativos mais populares no Brasil, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por dia no mundo todo.

Agora, o que uma coisa tem a ver com a outra? Se você ler novamente com calma o primeiro parágrafo, já vai entender. Assim, se o Inbound é a estratégia de marketing onde o cliente procura pela empresa, a marca precisa facilitar essa procura de todas as formas possíveis. E se o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do país… Bom, já viu, né? Foi observando esse contexto que surgiu o WhatsApp Marketing.

O que é WhatsApp Marketing?

Não confunda com o WhatsApp Business, que é a ferramenta criada pelo aplicativo para ser utilizada no WhatsApp Marketing. Essa última, portanto, é a estratégia. Em outras palavras, o método utiliza a ferramenta para atrair clientes, construir relacionamentos e, por fim, vender seus produtos e serviços.

Como utilizá-la? Aí sim você vai precisar do WhatsApp Business. Para aplicar a estratégia de WhatsApp Marketing, você vai precisar utilizar a ferramenta. Primeiramente, vamos entendê-la um pouco melhor.

O que é WhatsApp Business?

Essa nova funcionalidade dentro do aplicativo surgiu em 2017, por necessidade. Atualmente muitas empresas utilizam o WhatsApp como forma de contato com seus clientes. O Facebook, dono do aplicativo desde 2014, apenas facilitou o processo.

Com o WhatsApp Business, as empresas conseguem adicionar no aplicativo endereço, site, email, segmento e horário de funcionamento. Além disso, conseguem programar mensagens automáticas, ter acesso às métricas e adicionar etiquetas para organizar os clientes conforme a etapa do funil de vendas em que eles se encontram.

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Por que utilizar WhatsApp Marketing?

Se o fato de mais de 1 bilhão de pessoas utilizarem o aplicativo todos os dias no mundo todo ainda não te convenceu, vamos então às vantagens do uso do WhatsApp dentro do Inbound Marketing.

  • Facilidade para o cliente

Muitas pessoas não gostam de entrar em contato por telefone — ou, talvez, estejam traumatizadas pelos famosos serviços de telemarketing e suporte que levam anos para atender e não resolvem o problema.

Por isso, conseguir entrar em contato com uma marca pelo WhatsApp acabou virando quase que um pré-requisito para aquisição de produto ou serviço, nos dias de hoje. Assim, só de ter um WhatsApp, a sua marca já está anos-luz à frente de empresas que não têm. Claro que não é só isso. É preciso saber atender o cliente da melhor forma e entregar o que ele procura.

  • Humanização da marca

Já faz tempo que as pessoas deixaram de comprar apenas produtos e serviços, e buscam também pela experiência. Por isso, as marcas vêm se humanizando cada vez mais. Afinal, quer melhor forma de conversar de igual para igual com um possível cliente do que utilizando o mesmo aplicativo que ele utiliza no dia-a-dia?

  • Agilidade

Você pode prestar o melhor atendimento do mundo, mas de nada adianta se ele chegar 3 dias depois. O WhatsApp tem potencial para ser mais rápido que qualquer email, telefone ou outra forma de contato possível. Além disso, a entregabilidade também é garantida.

Portanto, o WhatsApp Marketing é uma estratégia efetiva e indispensável para a sua marca. Contudo, ela não deve ser utilizada sozinha. Existem muitas outras ações e motivos para você investir — ou continuar investindo — em Inbound Marketing, mesmo em meio à crise. Descubra agora!

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