Audiência e Youtube: Como compreender o consumidor de audiovisual?

Redes Sociais
audiência no youtube

         O Youtube é um site de compartilhamento de vídeos que conta com presença global e infraestrutura robusta. É o segundo local da web mais acessado do mundo, perdendo apenas para o buscador Google. Um dos seus grandes diferenciais em relação aos streamings concorrentes é a gratuidade de seus serviços, financiados através da inserção de publicidade em diferentes formatos de exibição. O site é sinônimo de inclusão, liberdade de expressão e diversidade, características estampadas nos milhões de vídeos presentes na plataforma.

Tamanho e Impacto do Youtube

         O Youtube, mundialmente, atende cerca de 2 bilhões de usuários por mês. Só no Brasil, são mais de 113 milhões de visitantes maiores de 18 anos mensais no site. Segundo a Kantar IBOPE Media, as plataformas digitais abocanham 21% do percentual de consumo audiovisual brasileiro, com 79% dominados pela TV aberta e por assinatura. Apesar da grande diferença no percentual da audiência, as plataformas de conteúdo digital apresentam crescimento acelerado em seu volume de usuários e número de produtores de conteúdo ano após ano.   

         A quantidade de conteúdo enviada ao Youtube é também surpreendente: são enviadas mais de 500 horas de vídeo por minuto ao site. Em matéria de consumo, os internautas assistem a mais de 1 bilhão de horas de conteúdo em vídeo todos os dias. Os acessos vêm de forma global, com 100 versões nacionais do site e mais de 80 idiomas disponíveis para navegação.

Voz para todos os públicos

         O Youtube é local de consumo para pessoas de todas as faixas etárias. Crianças, adolescentes, adultos e idosos encontram seu espaço no site, consumindo seus conteúdos de maneira crescente. Hoje o gigante da Google atinge mais pessoas entre 18 e 49 anos do que a TV a cabo. Esta audiência é engajada, ativa e com poder de compra extremamente relevante, oportunizando produções criativas e singulares.

         Pessoas pertencentes a minorias, como pessoas pretas, membros da comunidade LGBTQIA+ e povos indígenas encontram seu espaço no Youtube. Influenciadores de todas as etnias, nacionalidades, orientações sexuais, identidades de gênero e culturas produzem vídeos para expressar suas opiniões e estilos de vida de maneira livre, simples e rápida.

         A mídia tradicional costuma trabalhar a inclusão através de personagens ficcionais, que não necessariamente carregam a voz das suas fontes. A vantagem do Youtube está em apresentar pessoas reais, sem estereótipos ou encenações, falando dos assuntos que mais lhes impactam para uma audiência global. A projeção oferecida pelo site não é gerenciada por estranhos aos grupos minoritários, mas sim pelas preferências da própria audiência que se identifica com tais grupos.

Economia da Atenção

         Ao contrário do hábito de consumo do telespectador tradicional, o usuário de internet médio possui infinitas distrações durante a navegação. Redes sociais, Whatsapp, portais de notícias, jogos de navegador/mobile e notificações de aplicativos acabam por limar a capacidade de retenção de público de cada site/aplicação. Em termos claros: hoje prender o usuário ao consumo do seu conteúdo é um desafio notável.

         Dentro do Youtube, cada utilizador tem a opção de se inscrever em uma infinidade de canais diferentes. Ao fazer sua inscrição, ele passa a receber vídeos de diversas fontes, criando uma verdadeira competição pelo seu tempo. Exemplificando perfeitamente a aplicação da Economia da Atenção, este usuário terá que escolher qual conteúdo quer consumir, pois assistir a todos os vídeos que chegam à sua caixa de notificações seria impossível. Em uma estimativa brusca, se uma pessoa está inscrita em 100 canais, ela conseguirá acompanhar no máximo 20 com regularidade. Nas lojas, briga-se pelo dinheiro das pessoas; na internet, briga-se pelo tempo.

         O crescimento do Instagram e do Tiktok acostumou as pessoas ao consumo de vídeos mais curtos, produções de no máximo dez minutos. Existem criações de maior duração no Youtube que fazem muito sucesso, mas a restrição é fortemente indicada, principalmente quando se pretende apresentar assuntos pouco complexos. Um vídeo curto tem maiores chances de ser mais assistido, gerando ótimos resultados de retenção de audiência, e consequentemente sendo mais recomendado pelo site. Sempre que tiver dúvidas sobre colocar ou não algo em um vídeo, opte pelo corte na edição. Atualmente, menos é mais.

Diversidade & Marketing de Conteúdo e Influência

         Há uma década atrás, seria comum associar o uso da internet com pessoas mais jovens, as quais precisavam dominar a utilização do computador. Com o advento dos smartphones, usuários de todas as idades passaram a desfrutar da rede mundial de informações. Uma interface simplificada aliada ao uso intuitivo da tela de toque trouxe uma quantidade gigantesca de consumidores de conteúdo ao ambiente virtual.

         A audiência do Youtube é composta por indivíduos de todas as faixas etárias, indo desde o público infantil em idade pré-escolar até usuários mais maduros pertencentes à terceira fase da vida. Esse fenômeno possibilita a existência e o sucesso de conteúdos de variados temas e formatos. Pense em qualquer tipo de produção: um teatro de bonecos, um programa de viagens, um curso de solda; tudo isso já foi feito no site e tem potencial de crescimento.

         O público da sua empresa, produto ou serviço certamente está no Youtube, buscando informação e entretenimento relevantes para os seus hábitos culturais e de consumo. Se utilizado de maneira correta, o site de compartilhamentos de vídeos pode se tornar um importante aliado na sua estratégia de negócios. O case da empresa gaúcha Sumig, líder em soldagem manual e robotizada na América Latina, é o exemplo perfeito de como uma marca pode expandir seu potencial através do marketing de influência no site. Através da parceria com o youtuber Alexandre Bigunas, dono de um grande canal no nicho de cutelaria e solda, foi criado um vídeo patrocinado de grande sucesso. Intitulado “HOMEM DE FERRO – Iron Man”, a proposta foi a criação do capacete do famoso herói através do apoio fornecido pela Sumig. O resultado foi de quase 5 milhões de visualizações, número que cresce a cada mês.

Audiência e youtube: como captar a sua

 Captar a audiência não é simplesmente obter visualizações para o seu vídeo, mas sim fidelizar o consumidor. É preciso envolve-lo, conquista-lo, despertar nele o desejo de fazer parte daquilo que se está fazendo. Ao curtir o seu vídeo, ele não estará apenas demonstrando sua opinião, mas também ajudando na divulgação da sua página. Com a inscrição, aumentam-se as chances de que essa pessoa passe a acompanhar as suas produções. É um sistema escalonável, que depende muito das estratégias que serão empregadas.

O público nem sempre sabe o que quer, porém devemos respeitar suas respostas. Se uma ideia não deu certo em um dado período de tempo, devemos repensar o roteiro e disparar uma nova produção. Buscar inspiração na concorrência é igualmente importante, compreendendo o que faz sucesso e o que é limitado. Devemos também criar uma agenda fixa, com dias e horários para as nossas postagens, pois isso agrada o sistema do Youtube.

O mais importante é entender quem você deseja atingir e conhecer quais os formatos disponíveis para tal. Nesse sentido, o processo não difere muito do que ocorre em outras mídias: delimita-se o público-alvo e então desenvolvem-se métodos para atingir-se o objetivo. A diferença está no nível de complexidade da operação; competir com dezenas de milhares de canais exige estudo, criatividade, planejamento e controle. Por isso, contar com o auxílio de profissionais com conhecimento na área é essencial. Sem uma equipe preparada, obter sucesso no Youtube é como navegar sem uma bússola: não tem como dar certo.

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