Etiqueta digital: um guia sobre como se comportar nas redes sociais

Redes Sociais
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É fato: as redes sociais estão presentes em – quase – tudo nas nossas vidas. Seja assistindo um vídeo, publicando uma foto no feed ou gravando para os stories, está cada vez mais difícil largar o celular. Além dos perfis pessoais, as empresas também aderiram ao uso das redes no meio corporativo. O cuidado com o teor das postagens dos gestores e colaboradores, porém, é essencial para evitar trazer uma imagem negativa ao negócio. Como fazer isso? Seguindo uma etiqueta digital.

Para ajudar gestores e funcionários a se posicionarem da melhor maneira nas redes sociais e fugir de polêmicas que podem trazer um péssimo impacto para a imagem da organização e das pessoas que para ela trabalham, a Dinâmica Conteúdo Inteligente preparou este guia exclusivo. Descubra como seguir uma etiqueta digital pode ajudar você a evitar muitas dores de cabeça.

Boa leitura!

O que é uma etiqueta digital?

O mundo sempre esteve recheado de opiniões divergentes sobre os mais diversos assuntos. Com a chegada das redes sociais, os diferentes pontos de vista sobre situações que envolvem política, religião, comportamentos, costumes, cultura, entre outros, ficaram ainda mais evidentes. 

Acontece que, na internet, possivelmente pela “proteção” de estar escondido atrás de uma tela, muitas pessoas agem de maneira deselegante com quem pensa o contrário. O resultado disso, além de estar desrespeitando alguém – o que é grave -, pode respingar em partes importantes da vida pessoal e até mesmo da profissional.

Diante disso é que surge a necessidade de seguir uma etiqueta digital, que na prática, significa pensar no outro e considerar as diversas perspectivas sobre o mesmo assunto. A partir disso, a etiqueta digital ocorre quando há uma discussão civilizada sobre o tema, onde as opiniões são defendidas com respeito e argumentação, abrindo mão de qualquer radicalismo e fanatismo.

Seguir essa etiqueta ajuda a evitar problemas que podem ser catastróficos para a imagem de pessoas e empresas, como exemplificamos a seguir.

Consequências da falta de etiqueta digital nas redes sociais

Imagine a seguinte situação: a empresa onde João trabalha preza por valores como a cordialidade e o respeito às diferenças. João, no entanto, ao se deparar com uma publicação sobre política no Instagram – contrária ao que ele acredita – faz um comentário preconceituoso contra quem pensa diferente. 

O comentário de João repercute e muitas pessoas começam a entrar no perfil dele para investigar sobre sua vida. Nisso, descobrem que João trabalha nessa empresa que tem os valores de cordialidade e respeito, e começam a fazer comentários nas publicações do empreendimento, pressionando por uma atitude drástica contra João ou acusando de conivência com a opinião do seu funcionário.

Este exemplo, por mais que seja fictício, se confunde com a realidade diária de muitas empresas e colaboradores, que acabam se deparando com situações complexas, justamente por exporem suas opiniões de maneira equivocada, em um péssimo momento ou lugar. Isso é ainda mais impulsionado pelas redes sociais, onde uma pequena onda torna-se um tsunami gigantesco em poucos minutos.

Como ter etiqueta digital?

Como mostramos até aqui, a etiqueta digital consiste em ter respeito às diferenças nas redes sociais, e sua falta traz péssimos resultados para todos os envolvidos. A grande dúvida, então, é saber como os colaboradores e gestores da empresa devem se portar, a fim de não atrair uma atenção negativa para si próprios ou para o negócio.

Para esclarecer essa questão, a Dinâmica separou alguns tópicos essenciais que devem ser levados em consideração. Acompanhe.

Seja respeitoso

A primeira dica não poderia ser outra. Respeitar as pessoas e suas opiniões é essencial para manter uma etiqueta digital nas redes sociais. Isso não significa nunca mais poder opinar sobre coisa alguma, mas deve-se ter em mente que a discussão somente é válida se feita com argumentos, civilidade e cordialidade. A partir do momento em que se parte para ofensas ou alguma outra atitude agressiva, perde-se a razão.

Cuidado com o que você compartilha

Para não arriscar prejudicar sua imagem, tenha muito cuidado com o que você compartilha. Lembre-se sempre dos valores da empresa na qual trabalha e busque estar em conformidade com isso. Novamente, o ponto aqui não é sobre deixar de compartilhar, mas saber filtrar o que pode ou não prejudicar sua reputação e causar impactos negativos como uma demissão.

Responda com educação

Se alguém, porventura, fizer algum comentário desrespeitoso em uma de suas publicações, não devolva a grosseria. Busque responder com educação e argumentos bem embasados. Caso não ache necessário responder, lembre-se de que sempre há a opção de bloquear perfis e excluir aquilo que você considera ofensivo.

Não compartilhe fake news

As fake news são um dos principais malefícios das redes sociais atualmente. Saber como combater a disseminação de informações errôneas e notícias falsas é fundamental para não compartilhar conteúdos que fogem da realidade e estão em desacordo com as políticas da empresa onde você trabalha. Para evitar compartilhar uma fake news, tenha em mente sempre pesquisar em diferentes meios de informação aquilo que está sendo exposto.

Além de ser prejudicial para a vida pessoal e profissional, vale destacar as próprias redes, como Instagram, Facebook e Twitter, têm suas diretrizes de comunidade, uma série de explicações sobre a forma eticamente correta de um usuário se comportar na rede social. Em caso de descumprimento, as punições variam desde de um bloqueio temporário do usuário até o banimento definitivo.

Outras dicas úteis sobre redes sociais

Assim como manter uma etiqueta social é fundamental para quem usa as redes sociais, entender uma série de funcionalidades também é importante para uma melhor interação com os demais usuários, incluindo o perfil da empresa onde você trabalha. Confira.

Como marcar um usuário em uma publicação?

O processo de marcar algum usuário em uma publicação é relativamente simples em qualquer rede social. Basta clicar em qualquer parte da foto, vídeo, comentário ou stories e adicionar um “@”, seguido do nome de usuário da pessoa. Exemplo: @empresaXoficial.  

Há também outras opções de como fazer isso, que são um pouco mais “burocráticas”, mas igualmente simples: na publicação, clique no ícone dos três pontos (costuma ficar no canto superior direito”; em seguida, clique em “editar” e em “marcar pessoas”; por fim, digite o “@” da pessoa e clique em salvar/continuar.

Como repostar um stories no qual fui marcado?

Essa dica se aplica mais ao Instagram, e é igualmente simples. Quando você for marcado em alguma publicação, a rede social vai enviar uma mensagem via direct (canto superior direito) e uma notificação (ícone de coração).

No direct, basta abrir a mensagem e clicar em “adicione ao seu story”. Na sequência, clique no canto inferior esquerdo, onde diz “seu story”, e pronto.

Como adicionar a localização?

No Instagram, após selecionar a foto ou vídeo que deseja compartilhar, clique no ícone de um post-it e, em seguida, em “localização”. Escreva o nome do lugar ou endereço de onde você está e confirme.

Como colocar filtros?

A opção de filtros em redes sociais costuma estar restrita aos stories, como no caso do Facebook e Instagram. Ao abrir a ferramenta, na barra inferior da tela aparecerá uma série de opções para você utilizar. São apenas sugestões, e caso nenhuma agrade, clique no ícone de lupa e procure por outros inúmeros efeitos disponíveis.

Descubra como usar a escrita persuasiva a seu favor

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