Audio Marketing: 5 motivos para aplicar na sua estratégia

Marketing de Conteúdo
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Entre as estratégias de marketing de conteúdo, o Audio Marketing se destaca por ser prático, acessível e tendência do mundo atual. Saiba como aplicar na sua marca.

Vamos falar sobre Marketing, sobre Inbound e sobre áudio.

Marketing é uma estratégia para vender produtos e serviços. Inbound Marketing é uma estratégia onde o cliente procura pela marca. Áudio técnica de transmissão, recepção e reprodução de sons. Agora, de que forma eles podem se relacionar? É bem simples: através do Audio Marketing.

O que é Audio Marketing

Com o objetivo de atrair clientes e converter em vendas, as marcas utilizam inúmeras estratégia de marketing de conteúdo: blog posts, E-books, E-mail Marketing, Whatsapp Marketing, Landing Pages, e por aí vai. Audio Marketing é mais uma dessas estratégias.

Também conhecido como marketing de voz ou experiências de áudio, o Audio Marketing é a prática de produzir conteúdo de áudio geralmente na forma de programas de rádio, podcasts, narrações ou habilidades de assistentes domésticos inteligentes.

Quer entender por que essa estratégia pode trazer vantagens para a sua marca? Então confira este artigo que a Dinâmica Conteúdo Inteligente preparou.

Por que investir em Audio Marketing

1. Praticidade

Uma pesquisa conduzida pela equipe da startup Vooozer sobre consumo de conteúdo digital perguntou aos usuários se eles conseguem ler tudo o que gostariam na internet. A resposta de 83% dos entrevistados foi não.

O áudio é um conteúdo que possui uma grande vantagem: pode ser consumido ao fazer outras coisas, como ao dirigir até o trabalho, fazer exercícios, comer ou arrumar a casa. As pessoas estão mais ocupadas do que nunca, por isso o conteúdo em áudio acaba sendo uma maneira convidativa de consumir conteúdo enquanto fazem multitarefas.

2. Acessibilidade

Para desfrutar de um conteúdo de Audio Marketing, a persona precisa apenas de um rádio, smartphone, computador ou tablet, dependendo do formato do conteúdo. Os assistentes domésticos inteligentes, que estão se tornando cada vez mais populares, também podem ser usados nessa estratégia.

3. Diferencial

Confiar apenas no texto, escrevendo artigos, e-books e newsletters perfeitas para o marketing de conteúdo já não é mais um diferencial. Assim, estratégias complementares não só podem como devem ser consideradas e aplicadas para trazer resultados.

4. Impacto

As mensagens visuais têm impacto, mas com o Audio Marketing não é diferente. Ele pode nos impactar de quatro maneiras:

  • Fisiologicamente: os sons influenciam diretamente o seu corpo, aumentando a frequência cardíaca, estimulando a secreção de vários hormônios, etc.
  • Psicologicamente: os sons influenciam as emoções, dependendo de vários estímulos. A música é o mais poderoso acionador de áudio emocional, permitindo que os ouvintes relaxem e iluminem seu humor, por exemplo.
  • Cognitivamente: ruídos desagradáveis ​​podem interferir na nossa concentração, resultando em menor produtividade. Ruídos de fundo impedem a compreensão de mensagens transmitidas. Assim como os sons harmônicos ajudam na concentração.
  • Comportamental: este aspecto é essencial, permitindo-nos criar sons e comunicar mensagens de áudio que incitam os clientes a seguir os nossos conselhos.

5. Tendência

Grandes marcas, como a Apple e a Microsoft, já possuem assistentes ativados por voz para nossas vidas: a Siri e a Cortana. Os dispositivos domésticos, como o Amazon Echo e o Google Home, forneceram um novo meio de consumo de conteúdo.

Essa tecnologia de áudio e comando por voz também começou a entrar em carros e outros ambientes públicos por meio de dispositivos IoT e tecnologia wearable. Esta tendência continuará a apresentar novidades, como, por exemplo, optar por ouvir conteúdos.

Como aplicar o Audio Marketing na sua marca

Agora que você já conhece todas as vantagens de investir nessa estratégia, resta saber como aplicá-la. Existem inúmeras formas.

  • Posts em áudio: além de oferecer o artigo em texto, acrescente também a opção de escutar o conteúdo para a persona.
  • Podcasts: esse conteúdo em áudio, normalmente disponibilizado através de um arquivo ou streaming, conta com a vantagem de ser escutado on demand, ou seja, quando o usuário desejar.
  • Audiograma: um áudio que sobrepõe uma imagem estática. Essa imagem – juntamente com qualquer mensagem de áudio que a acompanhe – pode ser publicada no Facebook, Twitter e Instagram. Também pode fazer sentido se a imagem for um infográfico que requer alguma explicação.

Você já utiliza o Audio Marketing na sua estratégia de marketing de conteúdo? Qual forma de aplicação você acha que combina mais com a sua marca? Conheça o nosso podcast Marketing na Real, que aborda tendências, inovações e questões polêmicas do mercado com profissionais de renome na área.

Categorias: Marketing de Conteúdo , Marketing Digital , Tecnologia

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